Termoablação Facetária
Termoablação alivia dor facetária axial
Quando?
As três fontes mais comuns de dor lombar axial em adultos são o disco intervertebral, a articulação facetária lombar e a articulação sacroilíaca (SI), com taxas de incidência de aproximadamente 40%, 30% e 20%, respectivamente.
Este procedimento destina-se a aliviar a dor devido ao síndrome facetário.
O síndrome facetário é uma condição em que as articulações facetárias da coluna vertebral causam dor. Essas articulações estão localizadas entre as vértebras da coluna e ajudam a realizar os movimentos. O síndrome facetário pode ocorrer devido ao desgaste dessas articulações devido ao envelhecimento, lesões ou estresse repetitivo na coluna. Os sintomas incluem dor localizada nas costas, que pode irradiar para áreas adjacentes. A dor muitas vezes piora com a atividade e melhora com o repouso.
Como?
A termoablação (radiofrequência) facetária é geralmente realizada sob fluoroscopia (Rx), com o objetivo de coagulação térmica de um nociceptor, mais comumente as ramificações mediais dos ramos dorsais primários que inervam a articulação facetária espinhal (ver imagem acima). A energia da radiofrequência é usada para aquecer a ponta de uma agulha a aproximadamente 80°C, criando uma lesão com cerca de 1 a 3 mm.
Resultados
Um bom resultando, depende principalmente de um bom diagnóstico.
Embora a duração do efeito do procedimento varie, uma melhoria de pelo menos 50% na dor por pelo menos 6 meses constitui um resultado positivo.
Este resumo oferece uma visão geral. Se tiver mais especificações ou perguntas, Marque Consulta com o Seu Médico